sexta-feira, 30 de novembro de 2012

IMAGEM PESSOAL, CONSTRUA UMA IMAGEM DE SUCESSO

Olá leitores do Blog Sr.Consultor, hoje iremos abordar um tema de extrema importância para todos nós, A IMAGEM PESSOAL!  A construção de uma boa imagem é compreendida por um processo complexo e criterioso, que se construído da forma correta, acarretará em consequências super positivas para nossa vida pessoal e profissional. 


Quando falamos de imagem, a primeira coisa que nos vem na cabeça é a forma como nos vestimos, mas você verá que por trás disso, existem outros fatores que são primordiais como o comportamento, a postura, educação, ética e o respeito com as pessoas ao nosso redor. 


A nossa imagem, já falada anteriormente, é construída normalmente em três momentos distintos, sendo eles: a primeira impressão (formada de três à cinco segundos), a imagem inicial (formada nos primeiros contatos) e a imagem propriamente dita (a imagem já formada, que temos que manter e melhorar). 




Abaixo, segue uma abordagem simples e objetiva sobre os três processos de construção da Imagem:


1. A PRIMEIRA IMPRESSÃO


A primeira impressão é formada de 3 a 5 segundos, conforme alguns estudos. Desta forma, "ninguém possui uma nova oportunidade de causar uma primeira boa impressão". É isso mesmo! Esse pouquíssimo tempo é o que você tem para que as pessoas ao seu redor, formulem a imagem que terão em mente de você. 


Os principais fatores que influenciam na formação da imagem são:


* A Visão (conjunto da imagem) do primeiro impacto (25%);
* O Tom da Voz (18%);
* A Adequação das palavras utilizadas ( 14%);
* A Linguagem Corporal (10%). 

(*Management Institute of Tecnology – EUA – Revista Venda Mais – Dez 2001)


As pessoas muitas vezes são influenciadas pela aparência e pelo vestuário. No que diz respeito à aparência, o que mais chama a atenção além dos tradicionais traços de higiene pessoal, é a expressão facial. No âmbito profissional, você deverá sempre adequar sua postura, comportamento e vestuário ao contexto em que está inserido. 



2. A IMAGEM INICIAL


Ela é formada através dos primeiros contatos. Aqui estão em jogo os nossos comportamentos, hábitos, postura, ética, conhecimentos, habilidades e competências. O principal é utilizá-los da forma correta para conquistarmos a pretendida credibilidade e confiança junto de nossos pais, amigos, "chefes", e principalmente, os nossos clientes. 


Finalmente e como objetivo essencial da construção da Imagem Inicial, mais do que "ser" é preciso "parecer" competente. Assim, antes do estabelecimento do contato deve estudar a mensagem que quer transmitir, treinar e visualizar os resultados pretendidos. 





3. A MANUTENÇÃO DA IMAGEM


Depois dos dois primeiros processos, chegamos a parte final, que é a manutenção da imagem já estabelecida, em que o seu dever será mantê-la, quando boa, e melhorá-la SEMPRE!





10 COISAS QUE VOCÊ NÃO DEVE FAZER, 
PARA NÃO COLOCAR EM RISCO A SUA IMAGEM PESSOAL


1. Usar o telefone ou celular sem critérios;


Falar alto ao telefone atrapalha a concentração do colega ao lado ou irrita o cliente à espera de atendimento. Tão desagradável quanto interromper uma reunião para atender ao celular que deveria estar desligado ou no vibra call.



2. Atrasar-se habitualmente;


Atrasos podem ser interpretados como falta de organização e planejamento ou desinteresse no trabalho. A empresa pode ainda perder oportunidades de negócio por conta deste deslize.


3. Tomar o espaço do outro;


Alguns profissionais não se organizam o suficiente para usar o ambiente a eles destinado. Quando a mesa se transforma em pilhas de papel e documentos não há mais lugar para colocar seus pertences. Por isso, utilizam erroneamente o espaço alheio.


4. Fazer "Rádio-Peão" (nos corredores e nas redes);


Falar mal do chefe ou da empresa, além de ser antiético, é uma das principais causas de demissão. Fazer comentários maldosos sobre o colega de trabalho, do mesmo modo, arranha a imagem profissional. O perigo aumenta quando informações são registradas nas redes sociais. Especialistas recomendam muito cuidado com os desabafos.


5. “Esquecer” do trabalho;


Alguns profissionais vão até a área de café para tomar um lanche ou aliviar um pouco a tensão e perdem a noção do tempo. Demonstram falta de compromisso e responsabilidade e acumulam trabalho. Outros passam grande parte do tempo na internet pesquisando assuntos de ordem pessoal.


6. Enviar e-mails com erros "grotescos" de português;


É preciso cautela com abreviações. Elas podem causar erros de interpretação. Não se deve enviar mensagens ao chefe, colegas e clientes como se estivesse conversando com um amigo pelo Messenger. O e-mail visa à otimização do trabalho. Analise a sua pertinência e o releia antes de enviá-lo.


7. Fazer da mesa de trabalho a área de café ou a “estante” de casa;


Comer na mesa de trabalho é anti-higiênico. Pode gerar danos à saúde e conflitos. Deteriora ainda os recursos do trabalho. Da mesma forma, poluir a mesa com fotografias, imãs, bilhetes etc não condiz com uma conduta profissional. Tenha bom senso ao colocar qualquer objeto pessoal na mesa de trabalho.


8. Esquecer ou errar o nome do cliente;


Uma das situações mais embaraçosas é não lembrar ou errar o nome do cliente. Revela falta de atenção e de interesse. Caso considere necessário, anote o nome discretamente para não escorregar.


9. Cumprimentar com intimidade;


Este tipo de deslize, na maioria das vezes, é cometido por ingenuidade ou falta de conhecimento da etiqueta corporativa. A regra é cumprimentar com um aperto de mão. A iniciativa do beijo deve ser sempre da mulher.


10. Vestir-se inadequadamente;


Muito se fala sobre trajes no ambiente de trabalho, no entanto, o assunto continua atual. O fato é que ainda há pessoas - principalmente mulheres - que vão ao trabalho como se estivessem indo a uma festa. O exagero se estende à maquiagem, aos acessórios, ao perfume. Por outro lado, existem profissionais que não cuidam da imagem. Cabelos e barbas devem estar sempre bem feitos, sapatos engraxados, roupas bem passadas. O tipo de traje vai depender muito do perfil da empresa, mas uma coisa é certa: você não deve chamar mais atenção que a sua competência.



SIM. QUERO ESSA IMAGEM!   X   NÃO. NÃO QUERO ESSA IMAGEM!
Abaixo alguns casos em que se torna explícita a Importância da Imagem na construção
e manutenção da impressão.



A escolha do melhor visual faz a total diferença. 
O excesso de barba demonstrado na foto (direita) demonstra desleixo. 



Uma postura adequada, e uma vida saudável, dá credibilidade à sua imagem. 



A combinação e escolha da vestimenta correta faz com que a primeira 
impressão seja a melhor possível. 






VEJA MAIS AQUI SR.CONSULTOR!








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